Friday, December 01, 2006

Hoje é dia de futebol.
Apesar de ser um adepto do Desporto em geral, tenho a noção exacta das paixões que se movem à volta do futebol, de como um povo manietado da sua vontade própria, incapaz de se unir pela exigência de uma vida melhor, sucumbe ao apelo de um "Manuel" qualquer e ostenta com orgulho aquilo que deveria ser a vontade de levar para a frente a realidade do seu dia a dia.
De qualquer forma, oxalá o jogo sirva para garantir um momento lúdico de descompressão e que após terminar estejamos mais predispostos a "tocar" a nossa vida para a frente.
Vivemos um momento deveras complicado, com as desigualdades sociais a agravarem-se, com as pessoas a não acreditarem umas nas outras (nem nelas próprias), a não demonstrarem a força necessária para exigirem mudanças reais e nem sequer assumem a responsabilidade de uma alteração real, democrática, através do voto.
A DEMOCRACIA não é só o voto, é a exigencia do cumprimento das promessas, é a vigilância diária em relação à gestão do Estado, é a assumpção e defesa da nossa posição individual inserida no colectivo, a coragem para a mudança, quando necessária, para que o futuro seja melhor.
Todos temos a responsabilidade de fazer alguma coisa, ainda que pareça insuficiente poderá significar muito!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home